5 formas de ganhar dinheiro enquanto sua empresa não gera receita

computador; produtividade (Foto: ThinkStock)Empreendedores dominam várias áreas do conhecimento. Por que não usá-las como um freelancer? (Foto: ThinkStock)

Ao abrir um negócio, um empreendedor tem no lucro um dos principais objetivos, no mínimo. No entanto, em muitos casos, gerar receita é uma meta que só é cumprida no longo prazo. Por isso, recomenda-se que a pessoa tenha algum dinheiro guardado e que esteja disposto a usá-lo enquanto a companhia não engrena. Só que pode acontecer de essas economias – conhecidas no jargão do empreendedorismo como capital de giro – não durarem muito. Ou nem existirem, se o sujeito em questão for afobado demais.

Quando não há dinheiro, você tem duas alternativas: fechar o negócio ou arranjar um jeito de conseguir recursos para a empresa continuar funcionando. Se a segunda opção for a escolhida, deve-se pensar em como captar essa grana. A empreendedora americana Darrah Brustein listou, em artigo no site da revista “Entrepreneur”, alguns caminhos para quem precisa “se virar”:

1. Volte para o mercado de trabalho
Um dos motivos que leva as pessoas à criação de um negócio é a saída de um emprego, seja porque houve uma demissão, porque o chefe era um “sem noção” ou por outra razão. Mas sejamos francos: um trabalho remunerado é a maneira mais garantida de obter uma graninha, mesmo que pouca. Aos que têm medo de voltar ao mercado de trabalho e tirar o foco da empresa, vale dizer que é possível conciliar as duas atividades. Basta ter disciplina.

2. Seja um freelancer
Empreendedores normalmente dominam uma área do conhecimento. Ou várias, já que a gestão de uma empresa exige uma série de habilidades. Que tal ganhar um dinheiro com o que você sabe fazer? Procure amigos (e amigos de amigos) e ofereça seus serviços.

3. Alugue sua casa
Você tem uma viagem a fazer ou pode morar com seu cônjuge por um tempo? Se sim, que tal colocar sua casa à disposição, pelo AirBnb, para aluguel? Outra alternativa é alugar um quarto que esteja sobrando. A EasyQuarto é uma empresa especializada nesse tipo de transação.

4. Use seu carro
Essa é para quem tem carro. Você pode trabalhar como motorista particular com o Uber; já outros aplicativos, como o Fleety, permitem que você alugue seu automóvel quando você não o estiver usando.

5. Seja um vendedor
Você ainda pode ganhar dinheiro vendendo coisas pela internet. Em plataformas como o MercadoLivre e o eBay, você não precisa nem criar uma loja virtual – é só cadastrar seus produtos.

Post publicado no Pequenas Empresas & Grandes Negócios pela Redação.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Um pensamento sobre “5 formas de ganhar dinheiro enquanto sua empresa não gera receita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s