20 dicas para deixar a rotina mais produtiva

startup; trabalho; multitarefa; empreendedorismo (Foto: ThinkStock)Não basta ter uma boa equipe – é preciso muito foco, motivação e, claro, saúde, para ser produtivo (Foto: ThinkStock)

Estar muito ocupado e ser produtivo são coisas bem diferentes. Como entregar resultados é um dos principais objetivos de um empreendedor, Chad Halvorson, CEO da thisCLICKS, deu vinte dicas ao site da revista “Inc.” de como o profissional pode aproveitar melhor o seu tempo – com mais metas alcançadas e menos procrastinação.

1. Saiba onde você está e onde você quer estar
Comece os dias refletindo sobre onde você está e o que quer conquistar durante as próximas horas de trabalho. Pensar em como as tarefas diárias podem te ajudar a alcançar as metas a longo prazo serve tanto como incentivo quanto como plano de negócio.

2. Durma bem
Se você não estiver descansado, as chances de você cometer mais erros e produzir menos são maiores. Não importa se você prefere acordar cedo ou trabalhar até mais tarde, o importante é ter horas bem dormidas o suficiente para repor as energias.

3. Faça exercícios físicos
Entrar em forma pode fazer uma grande diferença na carreira de um empreendedor. Fazer mudanças simples e pequenas em torno da rotina de atividades físicas pode trazer melhorias para a vida pessoal e profissional, trazendo mais produtividade e perspectiva para alcançar os objetivos.

4. Tenha os prazos em mente
É muito mais fácil bater as metas se você está trabalhando nelas ao invés de estar limpando a caixa de e-mails.

5. Faça uma lista de prioridades
Fazer uma lista de afazeres em ordem de prioridades é uma ótima maneira de lembrar das tarefas que precisam ser realizadas. Além disso, ver o que você já completou naquele dia ou semana pode servir como um incentivo.

6. Não se comprometa demais
Não tenha medo de dizer não de vez em quando. Marcar compromissos demais em um mesmo dia pode servir mais como distração e cansaço do que como forma de produzir mais.

7. Feche as redes sociais
Feche o Facebook, o Twitter e tudo mais que servir como distração. Para ser produtivo é necessário deixar de lado tudo aquilo que pode ser utilizado para procrastinação.

8. Não faça várias tarefas ao mesmo tempo
Diversos estudos, inclusive um da Universidade do Michigan, mostram que os benefícios de se realizar várias tarefas ao mesmo tempo são mitos. O cérebro pode mudar seu foco rapidamente, mas fazer isso o tempo todo diminui a concentração e aumenta as chances de erros serem cometidos.

9. Use o Princípio de Pareto
Ou seja, mantenha o foco nos 20% das tarefas que trarão 80% dos resultados.

10. Foco no serviço
Passar um período ajudando os outros todos os dias pode servir como motivação e fazer com que as tarefas pessoais não pareçam tão assustadoras assim.

11. Divida o tempo
Em vez de ficar mudando de uma tarefa para outra, determine espaços de tempo para trabalhar em itens específicos. Faça com que os funcionários saibam que esses períodos devem ser silenciosos. Quanto mais focado você estiver, mais rápido terminará o que tem que fazer.

12. Estime o tempo de cada tarefa
Determinar um horário para terminar uma tarefa pode ser uma forma divertida de se motivar e entregar resultados.

13. Crie rotinas
Quanto melhor você adaptar as tarefas habituais dentro de uma rotina, mais energia terá para os projetos e objetivos maiores. Como a nossa força de vontade é limitada, é bom que ela seja investida em rotinas sólidas e produtivas.

14. Mude de ambiente
Fazer as mesmas coisas todos os dias no mesmo lugar pode se tornar exaustivo e entediante. Tente variar às vezes, mudando de ritmo ou trabalhando de um lugar diferente.

15. Faça exercícios físicos no meio do dia
É comprovado que exercícios físicos trazem mais energia e satisfação. Fazer isso durante um intervalo no meio do expediente pode fazer com que você se sinta revigorado e mais produtivo.

16. Não deixe os pensamentos passageiros escaparem
Anotar aqueles pensamentos ou ideias rápidas pode ser mais produtivo do que ficar tentando se lembrar deles mais tarde – e sentir-se frustrado quando não conseguir.

17. Diga “como?” em vez de “eu não posso”
Acreditar que uma tarefa é impossível é desestimulante. Logo, pense nas tarefas difíceis como desafios que podem agregar mais ao currículo e às experiências pessoais.

18. Se estiver com dificuldades, faça uma pausa
Fazer uma pausa é melhor do que forçar algo que não está dando certo. Um intervalo pode ser revigorante e trazer novas perspectivas para as tarefas.

19. Tenha um momento diário para lidar com e-mails e papelada
É melhor lidar com e-mails e papeis aos poucos e evitar que eles se acumulem e se tornem uma distração.

20. Coma lanches saudáveis
O que você come impacta a forma como você se sente. Portanto, mantenha o foco em comidas saudáveis.

Post publicado no Pequenas Empresas & Grandes Negócios pela Redação.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s