Você está preparado para 2015?

Primeiramente é ter a consciência de economizar, já é um bom começo, depois são planilhar todas as receitas e despesas decorrentes do mês.

Estamos vivenciando uma época pelo qual o brasileiro encontra-se com alto índice de comprometimento mensal e inadimplência, isto tudo pelo crédito fácil, opções de produtos, parcelamentos a perder de vista. Segundo pesquisa pela Boa Vista SCPC, a maior dívida do brasileiro está com relação a carnês/boletos 31%, seguidos de cartão de crédito com 29%. Fiquei surpreso ao ler que o ranking das dívidas (inadimplência) o primeiro lugar está sendo ocupado por produtos eletrônicos com 20%, produtos como geladeiras, TVs, eletro-eletrônicos em geral como celulares. Falando em celulares, o Brasil está com 280 milhões de linhas ativas, ou seja, existem mais celulares ativos que habitantes neste Brasil.

Fiz questão de mencionar dados como citar os problemas, pois 25% das nossas compras são com despesas supérfluas. Hoje ter celular chamado “TOP” não é questão de necessidades básicas, mas de auto-realização, vejo adolescentes com os melhores celulares, ostentando assim “eu tenho também, faço parte deste grupo”. Para acadêmicos de administração, utilizamos muito as teorias das necessidades de Maslow, ou também conhecida como Pirâmide de Maslow, ali você pode ter uma idéia que hoje a geração Y e Z estão focadas somente na realização pessoal ou na sua auto-realização.

Dr. Augusto Cury (médico, psiquiatra e escritor de inúmeros livros), conta que estamos vivenciando uma era no quais as pessoas estão mais infelizes buscando estímulos a sua motivação, estímulos estes com produtos como celulares, jogos, redes sociais substituindo a forma de relacionar do ser humano.

Com todo este cenário explanado tenho o intuito de melhorar as condições financeiras de você que lê como de sua família, reduzindo o endividamento e melhorando o fluxo de caixa familiar, começar hoje é ideal.
Relacionei algumas dicas que julgo ser primárias e essenciais a família de todos brasileiros.

DICAS PARA 2015

1.Não utilize o cheque especial para comprar presentes.

2.O cartão de crédito tem os maiores percentuais de juros, use somente quando necessário no qual você possa pagar a fatura posteriormente.

3.Pague o total da fatura do cartão de crédito, caso contrário torna-se uma bola de neve ou uma bola de prejuízos.

4.Faça ou baixe uma planilha com todas suas receitas e despesas, anote tudo, atualize a planilha diariamente.

5.Tenha uma reserva financeira para emergências.

6.Seu emprego ou negócio pode não durar para sempre, então tenha uma reserva financeira para custear em caso de demissão as despesas essenciais do mês. O ideal é ter no mínimo poupado 3 meses dos valores dos gastos mensais.

7.Defina suas metas para curto prazo, médio prazo e longo prazo. Com isto suas compras tornaram objetivas, suas economias farão sentido. Comprar um carro ou trocar seu imóvel necessita-se de planejamento familiar.

8.Títulos de capitalização não são investimentos, os objetivos da capitalização é a premiação e não a correção por juros.

9.Tem alguma conta com altos juros, ou várias contas? Procure juntar todas elas e faça um empréstimo único, eliminando assim os juros maiores, empréstimo consignado é uma das opções neste caso.

10.Relacione sua vida financeira em seu planejamento para 2015, invista em sua carreira, até porque você precisa criar além de formas de economizar, formas e modelos de ganhar mais dinheiro.

Tenho certeza que a prática determinará o seu sucesso nos itens acima.

Lembre-se não é o que você ganha, mas o que você gasta!!

Sucesso, excelente 2015. Deus te abençoe.

Post publicado no Portal Administradores por Moris Kohl.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s