O grande vilão

Existe um fator decisivo pra o sucesso ou fracasso de uma pequena empresa: ter um bom planejamento e controle financeiro. Uma decisão errada pode comprometer todo seu futuro empresarial e minar seus lucros. Conheça o grande vilão e prepare-se para evitá-lo.

Em momentos onde o faturamento cai, as despesas aumentam ou até mesmo para expandir ou melhorar seus negócios surge a idéia de adiantar pagamentos, fazer financiamentos e empréstimos. Na hora da necessidade o que pode ser vilão vai ser apresentado a você como herói, como aquele que vai te salvar de uma situação complicada, enfim o que pode se tornar seu maior problema vai ser apresentado a você como solução.

Não tenha pressa, analise, faça planilhas, peça ajuda. Jamais faça um empréstimo ou financiamento antes de ter um valor real, eu disse real, volto a frisar real, dos juros cobrados. Principalmente em bancos existem muitas coisas que no momento da realização do empréstimo não ficam totalmente esclarecidas. Procure saber todos os juros, seguros, títulos embutidos e procure um consultor financeiro e um advogado antes de fechar qualquer acordo.

Pode parecer interessante a você adiantar pagamentos, ou seja, antecipar vendas do cartão de crédito, trocar cheques pré-datados, promissórias, enfim, receber agora o que deveria ser recebido depois, pagando juros e aumentando e muito suas despesas.

Antes de realizar uma dessas operações analise bem os juros reais, volto a frisar, analise bem os juros cobrados. No final das contas os juros cobrados pelas operadoras de cartão de crédito, pelas financeiras, pelos bancos não são exatamente aquilo que você pensa que é. Seu lucro pode estar indo pelo ralo e você nem percebe.

Muitos podem pensar que são os altos impostos e encargos que fazem com que muitas pequenas empresas fecham nos primeiros anos. Pode ser. Acredito que também seja. São vários fatores que podem contribuir para que isso aconteça mas aqui quero alertar sobre esse grande vilão que muitas vezes é esquecido: juros, taxas bancárias enfim os altos custos que envolvem empréstimos, financiamentos e adiantamentos.

Não quero e nem devo me estender nesse assunto que por sinal é muito amplo e merece análise de alguém mais qualificado. A intenção desse artigo é apenas alertar sobre uma coisa tão óbvia e simples que pode destruir uma micro e pequena empresa: juros não contabilizados, juros muito altos, juros não totalmente compreendidos. A grande maioria dos micro e pequenos empresários não são especialistas em economia, finanças e operações de crédito e não possuem a capacidade de analisar quais são as verdadeiras taxas de juros. Se você se enquadra nessa grande maioria não faça parte de um jogo onde você não conhece totalmente as regras.

Se você é um pequeno empresário que ainda está nos primeiros passos, esteja atento. Não tenha pressa. Não se afobe. Procure fugir de cheque especial, de pagar mínimo da fatura do cartão de crédito, de antecipar suas vendas á prazo sejam elas cartão de crédito, cheques ou promissórias.Evite pagar por algo que não te trará benefícios e que te deixará desanimado pois a cada dia verá menos resultados.

Faça promoções, consiga segundo emprego, diminua as despesas enfim faça o que for possível mas tente evitar ao máximo pagar juros. Se for mesmo extremamente necessário ou trouxer grandes melhorias para seu negócio esteja totalmente consciente do que você está fazendo e do preço real que irá pagar. Contabilize tudo, confira tudo, analise tudo.

O que te faz feliz a curto prazo pode ser um grande problema a longo prazo. Pense nisso! Esteja consciente e não transforme vilões em heróis, ao contrário, confie mais em sua capacidade de gerenciar suas despesas e conseguir sanar as dificuldades com seus próprios recursos!

Muita força, coragem e persistência e lembre-se: esteja atento!

Post publicado no Portal Administradores por Lucilene Antunes.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Um pensamento sobre “O grande vilão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s