Seis dicas para quem quer ser empreendedor

No caminho entre uma ideia inicial e um empreendimento de sucesso, existem entre eles,várias etapas e muitos obstáculos a serem superados. Por isso, é importante desde o começo ser realista e autocrítico, mesmo que seja sua ideia mais brilhante. As dicas a seguir são para que você possa começar seu novo caminho com seriedade e que possa se sentir seguro com o seu novo negócio:

1. Não comece antes do tempo. As ideias levam um tempo para se formar. Mesmo que tenha oportunidades de negócios que peçam ações urgentes, se você não tiver experiência em finanças, a pressa poderá arruinar os seus planos completamente. Procure usar uma boa parte do tempo para aperfeiçoar sua ideia, assim quando começar a se tornar sólida, você poderá responder aos imprevistos com maior conhecimento e firmeza.

2. Aprenda a modificar suas ideias sem medo. Saiba mudar completamente ou descartar suas ideias mais queridas, quando necessário. Isso é normal no processo de transformar um pensamento em negócio. Se prender na primeira ideia que teve, pode representar um verdadeiro obstáculo. Lembre-se que sempre é melhor descartar uma ideia frágil que investir tempo, dinheiro e esforço nela, e não obter resultados.

3. Pesquise com detalhes o negócio escolhido. Se você vai vender um produto, é bom conhecer perfeitamente todos os detalhes do mesmo: sua história, dados práticos, tipo de peso, medidas, quantos cabem em uma caixa, como se transporta, por quanto tempo pode ser armazenado, etc. Se for oferecer um serviço, é bom saber bem as diferentes formas que podem ser oferecidos, quais elementos ou acessórios são necessários para que tudo dê certo, onde se conseguem e quanto custam. Às vezes falar com consumidores do produto ou serviço, podem te ajudar a saber o que é mais atraente no mesmo.

4. Analise a competência e seja diferente. É extremamente importante saber quem oferece o produto ou serviço no mesmo lugar que você (a concorrência). Não somente quem, mas também como eles vendem, desde quando, quais seus pontos fortes e fracos, como que atraem a seus clientes e que respostas recebem. Às vezes pode ser útil experimentar seus produtos ou serviços para que você tenha ideia de como pode melhorar. Deve ser algo que o seu público goste muito: lembre-se que você tem que dar razões concretas (e com fatos, não somente baseados em palavras publicitárias) para que te escolham e não os demais concorrentes.

5. Inove, mas não deixe de se precaver. Tem público para tudo, mas isso não significa que qualquer produto seja rentável. Às vezes se investe dinheiro, com a intenção de inovar, em ideias mirabolantes que por mais que sejam geniais de verdade, não tem um público consumidor que as converta em um bom negócio. Pense que seu público além de achar que o seu produto ou serviço é criativo ou que é novidade, tem que ter vontade de pagar por ele. Seja o que for, lembre-se que o que você venda deve suprir uma necessidade real.

6. Vá aos poucos: lembre-se que você sempre poderá falhar. Não invista todo seu tempo e dinheiro de uma só vez. O ideal é que você faça muitas provas e aos poucos ir aumentando o nível de investimento. Isso não te garantirá um 100% de sucesso, mas no caso em que algo não funcione bem, as perdas são menores e você poderá corrigir a tempo. Se fizer as coisas direito, poderá dar seus próximos passos com mais confiança. E ainda terá recursos! Definitivamente será necessário estudo, observação, trabalho e paciência para que seu empreendimento seja concreto e realista. Mesmo que sua primeira ideia se torne irreconhecível, o importante é que você defenda as suas metas com seriedade, assim poderá chegar aos seus objetivos comerciais e pessoais sem ficar no meio do caminho.

Fonte: Redação alaMaula

Post publicado no Portal Administradores por Luisa L.

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