É preciso paciência

Paciência, a virtude fundamental na construção das amizades, dos negócios, no casamento e em todas as áreas de nossa vida que exija plantio, cultivo e colheita dos frutos. Mas esta qualidade tão fundamental tem sido esquecida ou simplesmente ignorada por muitos principalmente pelos jovens – não estou generalizando – mas geralmente os empreendedores, funcionários, maridos, filhos e etc, que são jovens tem a tendência de querer as coisas com mais imediatismo.

Isto também acontece com homens e mulheres experientes, e claro também acontece comigo – afinal eu sou jovem – mas eu venho aprendendo a ser paciente, e isto tem gerado confiança e segurança em tudo o que eu faço. Como isto aconteceu comigo?
Primeiro eu precisei reconhecer que era um apressado ansioso, geralmente quando falamos de qualidades varias luzes se acendem ao nosso redor, mas quando temos que reconhecer os pontos escuros que precisam ser iluminados, preferimos deixar de lado, e nos apoiamos nas “muletas” da desculpa: “esse é meu jeito”, “não tem problema em ser assim” e por ai vai.

Mas, pare de ler este artigo por um instante e reflita quantas vezes você deixou a impaciência te dominar, o imediatismo te controlar e acabou perdendo oportunidades ou aproveitando mal cada uma delas, ou até pior sua falta de paciência feriu pessoas ao seu redor que estavam sempre prontas a te ajudar…

Refletiu? Entendeu?
Bem, depois de reconhecer a falta desta virtude em mim, eu quis entender o que significava paciência? O que era esta qualidade tão importante? Então eu pesquisei, e encontrei a seguinte explicação:
A palavra paciência, é a junção de duas palavras do latim; Pax, que significa paz e Cienccia, que significa conhecer ou conhecimento, quando juntas a tradução livre é conhecimento da paz.

Eu pensei e cheguei a seguinte conclusão; eu tinha uma ideia completamente diferente e errada sobre a paciência, a sociedade em sua ignorância nos ensina muitos princípios de modo extremamente superficial e geralmente na sociedade a paciência é associada a moleza, aceitação, fraqueza, ociosidade, quando na verdade nada tem a ver com estas coisas, ela é uma qualidade importante na construção de nossos sonhos que nos traz a segurança intima e a confiança de que tudo o que plantamos será colhido no momento certo.

É só pensar; se tudo que se planta colhe, então não há razão para desesperos, gritarias, ansiedades. Toda semente lançada frutificará, se tão somente for cultivada e não apressada, algumas coisas nos negócios, na carreira, no trabalho e na vida em geral não acontecem da noite para o dia, não se desespere, confie pacientemente e vá em frente.
mas, vá com calma hein, até o próximo artigo.

Post publicado no Portal Administradores por Emerson Reinert.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário

