As dificuldades da pequenas e médias empresas endividadas

Segundo, a Serasa Experian, num estudo o país tem mais de 7 milhões de empresas sendo que 3,57 milhões estão endividadas. Destas 70% dos empresários tem o nome negativado.

As empresas endividadas 99% representam pequenas e médias. Sendo que 47,2% comércio, 42,6% serviços e 9,1% da indústria.  52,2% dos empregos são formais e destes 91% são inadimplentes neste setor.

As regiões aonde se concentram as maiores empresas endividadas, 51% estão no Sudeste, 18% no Nordeste, 17% na Região Sul, 8% no Centro-oeste e 6% no Norte.

O mais preocupante é que os donos de empresas devedoras também estão inadimplentes e chegam a representar 2,5 milhões de pessoas.

O principal motivo destas empresas estarem endividadas é porque muitas vezes o crédito é muito restrito. Além de serem caros, devido as altas taxas ofertadas. Um exemplo, é um desconto de duplicatas, que acabam prejudicando o empreendedor.

Isso faz com que o empreendedor vendo estas dificuldades ele acaba apelando para empréstimos na pessoa física, e assim pode fazer o negócio dele crescer. Hoje 44% dos empresários buscaram este meio.

Para termos uma idéia a comunidade européia, 70% é de pequenas empresas. Enquanto lá 70% do PIB vem de pequenas empresas aqui no Brasil este número é de 27%.

Aqui no Brasil não há um foco na pequena média empresa, pois não há um investimento, um apoio, um incentivo. É muito difícil para um empreendedor, por mais que seja um grande sonho dele atingir.

O nosso país precisa urgente de mudanças para fortalecer o empreendedor e buscar uma forma que dê mais incentivos e apoio aos micro pequenos empresários. Precisamos reduzir os juros, os bancos serem menos seletivos, diminuir o crédito para não ficar assim tão difícil para estas empresas.

O empreendedor precisa ser incentivado e fazer com que tenha mais certeza do futuro, e assim realizar o sonho de crescer no seu negócio!

Post publicado no Portal Administradores por Eduardo Thorell.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s