Administração: 49 anos para comemorar e refletir

Administradores/Thiago Castor

Administrar. Esse é um verbo extensivamente presente em nosso dia a dia, até mesmo daqueles que fingem ignorá-lo. Afinal, imagine qualquer empresa sem controlar suas atividades, nossa vida sem organização e planejamento ou uma nação sem os seus processos administrativos. Um caos, sem dúvida.

Ainda não está levando muita fé no que estou falando? Então, ok. Faça o seguinte: dê uma rápida pausa na leitura desse texto e olhe ao seu redor. Imagine todo o processo que esses objetos e itens passaram até chegar à sua frente. Imagine cada empresa, desde o setor primário, de fabricação, de vendas, até o próprio transporte que fez com que eles estivessem aí. Imagine quantas formas de gerir e administrar estiveram envolvidas. Percebeu? A verdade é que a Administração está presente em tudo e ela move o mundo à frente.

Não é a toa que existe uma data muito importante para fazermos referência. No dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Administrador. Em 2014 são 49 anos da assinatura da Lei nº 4769, que criou a profissão de administrador. Carreira essa que é a que mais cresce no Brasil. Nunca houve tanta procura pelo curso de graduação na área. Nunca palavras como empreendedorismo, liderança e planejamento foram tão repetidas. Mas se o clima é de otimismo, cabe também uma reflexão e busca por melhorias.

Muitos cursos ainda são estruturados de maneira rígida, com disciplinas que não acompanham a evolução do mercado. O resultado: aulas mal aproveitadas e oportunidades de aprendizado que passam batidas. Em concursos públicos, também, ainda há uma depreciação de vagas que deveriam ser tipicamente dos administradores e são oferecidas para outras áreas. Situações que, não tenho dúvida, têm tudo para serem melhoradas e aperfeiçoadas.

Cabe, no entanto, algo bem importante nesse processo: a própria consciência para o crescimento de cada um. Uma Administração mais forte e preparada precisará, sempre, de administradores mais fortes e preparados. E a melhor forma para esse desenvolvimento passa pela ampliação de conhecimento de cada um que compõem a área. De sempre buscar o algo a mais. Ler, escutar, praticar, aprender, participar, renovar, inovar, não se restringir apenas ao que lhe é colocado.

A Administração, sem dúvida, move o mundo, mas, antes disso, precisamos nos mover, afinal, somos nós que movemos à Administração. Esse, talvez, seja o grande legado que a área nos revela e ensina.

Feliz dia do administrador!

 

Post publicado no Portal Administradores por Fábio Bandeira.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s