Quem traz o dinheiro para sua empresa?

Ninguém monta uma empresa ou inicia um negócio por diversão ou como passa tempo, não é verdade? Exceto, é claro, casos raros e isolados ao redor do mundo.
Os motivos mais comuns que levam a abertura de um negócio são:

a) Vislumbrar maior retorno financeiro
b) Poder ser o seu próprio chefe
c) Fazer seus próprios horários

Mas para que esses objetivos sejam alcançados, além de ter um bom produto ou serviço, preço justo, entre outros fatores essenciais para qualquer empreendimento de sucesso, é preciso que você tenha clientes, afinal, serão eles que proporcionarão o combustível para manter funcionando o seu negócio: o dinheiro.

Indo à caça dos clientes

Um dos principais erros que permeiam a grande parte das empresas é o pensamento de que qualquer pessoa pode ser seu cliente, e, com isso, acabam “atirando para todos os lados”, ou seja, agem sem criarem uma segmentação de clientes, resultando em uma fraca força de venda. Você conseguiria vender prótese dentária para uma pessoa com a saúde bucal em dia, por exemplo? Ou então tentar vender rádio para surdo.

Esta fraca e desfocada força de venda, gerada pela não segmentação de cliente, coloca em risco a saúde financeira da empresa, pois o custo para vender (salário da equipe de vendas, custos fixos, entre outros) será alto em relação ao resultado – vendas efetuadas – desta forma, não torna o negócio financeiramente atrativo.

Sendo assim, uma das principais ações a serem tomadas é a busca pela segmentação de seu público alvo, e principalmente, conhecer o seu cliente, que deverá contemplar as seguintes premissas:

Descubra quem é seu público alvo
Público alvo são seus potenciais clientes, são aquelas pessoas ou segmentação de mercado que precisa ou pode precisar de seu produto ou serviço. Saiba quem é seu público alvo e evite perder tempo e dinheiro com quem não será seu cliente.

Saiba onde eles estão
Tenha a informação de onde eles moram, trabalham ou frequentam, e foque no direcionamento de suas forças de vendas. De nada adianta ir para o sul, se seu público alvo e cliente estão no norte.

Defina como chegar até eles
Por que gastar dinheiro desnecessário com anúncios em TV e rádio, se aqueles que compram ou poderão comprar de você, passam muito mais tempo na internet? Saber como chegar até eles é sinônimo de otimização e maior retorno sobre o investimento.

Fale a mesma linguagem
Saber falar “a mesma língua” do seu público alvo, é garantir que seja estabelecida uma comunicação eficiente, potencializando o índice de conversão de venda e o entendimento entre empresa e cliente.

Alinhe sua gestão de vendas, segmente seu cliente e seu público alvo, e tenha melhor aproveitamento do investimento e maior retorno sobre sua força de venda.

 

Post publicado no Portal Administradores por Eduardo Pizzetti.

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