A importância da autoconfiança

Autoconfiança, como a própria palavra já diz, significa ter confiança em si mesmo. Mas não é tão simples assim. A autoconfiança abrange você acreditar no seu potencial, ter uma boa autoestima, se achar capaz de alcançar seus objetivos, etc.

Segundo Michel Soares, especialista em oratória, a autoconfiança (ou a falta dela) é trabalhada desde a infância. “Ela se mostra mais desenvolvida em crianças que tiveram liberdade para expressar suas ideias e desejos para os pais sem serem ‘castrados’ por isso”, comenta.

São vários os momentos quando, ao precisar enfrentar um obstáculo, a pessoa trava, se sente mais fraca e não se acha capaz de passar por cima do que a incomoda – e a arte de falar em público é uma das coisas que mais atormenta as pessoas.

“É preciso Superar esses obstáculos. Se não sozinho, com a ajuda de um profissional que faça treinamentos e ajude a enfrentar esse medo. É preciso fazer com que o seu potencial seja Despertado. Não se pode perder boas oportunidades devido ao medo, seja ele qual for”, exalta Soares.

Para o especialista, a autoconfiança é característica necessária em tudo em que fazemos. “Seja na vida pessoal ou na profissional, você sempre enfrentará obstáculos – e precisa passar por eles com convicção da sua escolha e vontade. Você precisa confiar em si mesmo – e mostrar isso aos outros”, ressalta.

Pessoas autoconfiantes inspiram confiança nos outros, e isso acontece porque elas mostram estar cientes do que estão fazendo e/ou falando. “Pense: quem são as pessoas mais influentes e poderosas que você conhece? Quem são as pessoas mais poderosas do mundo? É bem possível que todas elas possuam algumas características em comum, como a autoconfiança e o ‘dom’ da oratória, ou seja, se expressam muito bem em público usando o poder das palavras”, explica Soares.

Conquistar a autoconfiança, assim como a confiança dos outros, é uma das principais vias para o sucesso na vida. “Com a confiança em si mesmo você terá uma postura positiva em relação às próprias capacidades e terá mais força para suportar as dificuldades que aparecem no caminho”, diz o especialista.

Algumas dicas de Soares para enfrentar a falta de confiança, o medo de falar em público e Superar o que lhe incomoda são: saber o que te motiva, não dar importância para a opinião dos outros, – “escute, mas absorva apenas o que você achar importante. Não deixe que a opinião dos outros mande na sua vida”, – conversar com pessoas que estão aonde você quer chegar, entender os seus limites e saber dizer não. “São dicas simples, mas que podem ajudar você a alcançar a desejada autoconfiança, a boa autoestima e deixar os medos, como o de falar em público, para trás”, conclui.

Post publicado no Portal Administradores pela Redação.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

4 pensamentos sobre “A importância da autoconfiança

    • Boa noite minha amiga vraie.
      É muito importante que nós trabalhamos à autoconfiança todos os dias. Se nós estamos confiante tudo fica mais fácil, tudo conspira ao nosso favor. Mas se não confia em você, não passa confiança, como é que vai querer que outras pessoas acredite em você, não é mesmo?
      Obrigado pela visita e um grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s