10 características essenciais para um empreendedor

Reprodução/Thinkstock
É preciso amar cada pedaço do seu negócio, incluindo a falta de resultados do começo e a resistência natural da vida

Se, enquanto era assalariado, você já se pegou pensando que as horas trabalhadas para seu chefe valeriam muito mais se fossem dedicadas a um negócio seu, você realmente tem alma de empreendedor. Agora que resolveu apostar em seu sonhos, as dificuldades começam a aparecer e você percebe que ser seu próprio chefe dá muito mais trabalho. E aí surge a necessidade de tomar mais uma decisão: continuar lutando ou voltar e procurar emprego?

Dependendo do que decidir com relação à questão do parágrafo anterior, ou você será mais um corajoso disposto a enfrentar a incerteza ou engrossará as fileiras dos que voltaram no meio do caminho. Para ajudar nessa decisão, elencamos aqui algumas das principais características do empreendedor de sucesso, para que você tente identificá-las em si ou busque desenvolvê-las.

De antemão, deixamos logo uma dica: simplesmente querer ser seu próprio chefe não basta. Empreender exige habilidades do empreendedor que vão além de saber liderar ou ter noções nas áreas de finanças e negócios.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo psicólogo da Universidade de Harvard, David McClelland, as pessoas que atingem o sucesso no ramo empresarial têm perfis semelhantes. O perfil do empreendedor necessário por cada tipo de negócio pode variar em alguns aspectos, mas há características que são indiscutíveis.

Abaixo listamos algumas características que consideramos indispensáveis para que você se consolide como um empreendedor de sucesso. Confira:

Amar o que faz

No mundo do empreendedorismo há dias difíceis, onde o amor por aquele universo faz a diferença. É preciso amar cada pedaço do seu negócio, incluindo a falta de resultados do começo e a resistência natural da vida.

Ter espírito de liderança

Depois do amor pelo negócio e por empreender, a característica primordial deve ser o desejo de conduzir e saber desempenhar esse papel corretamente. Um empreendedor que não pensa no momento de orientar, delegar tarefas ou guiar sua equipe irá, eventualmente, falhar com seu negócio.

Ser “automotivador”

O líder precisa ser a motivação de uma equipe. Se você não consegue motivar a si mesmo a sair da cama para mais um dia de trabalho, dificilmente vai conseguir que seus funcionários deem seu máximo em busca de resultados.

Saber lidar internamente com seus defeitos e falhas

No livro “A Bíblia do Empreendedor”, Melinda F. Emerson fala que os empreendedores “nem sempre são bons ouvintes, tampouco estão abertos a receber orientação”. Saber quais são seus defeitos e lidar internamente com eles é uma tarefa árdua, mas necessária para não descontar suas frustrações na equipe.

Ter bom comando das habilidades sociais

Quando no comando de uma organização, é preciso saber lidar com pessoas dos mais diversos perfis e personalidades. Saber tratar cada um deles com a atenção que demandam, sem prejudicar seu negócio ou sua imagem, o torna um bom empreendedor.

Ser persistente

Persistir nos piores dias do seu negócio, quando não há sinal de bonança por perto, é essencial. Isso significa que é preciso saber que, por pior que seja a realidade, o futuro pode trazer coisas surpreendentes e acreditar no seu potencial e na sua ideia.

Planejar

Empreendedorismo não pode ser feito ao acaso. Abrir um negócio, investir dinheiro e contratar colaboradores é um jogo de apostas altas. Por isso, é preciso que haja um plano de negócios bem delineado por trás de todas as ações. Nenhuma ideia se concretiza com sucesso sem ter passado pela “fase do papel”.

Desejar o conhecimento

Para alcançar o sucesso, é preciso estar sempre à frente da concorrência. Para isso, é necessário haver um desejo genuíno de se informar, se atualizar e conhecer cada vez mais as peculiaridades da sua área de atuação.

Ser autoconfiante

O ego em demasia não é bom, porém cultivar a autoconfiança é imprescindível. É necessário confiar para tomar decisões e guiar uma equipe pelo caminho que você acredita ser o melhor.

Acreditar que sempre pode melhorar

Ao mesmo tempo em que se deve confiar que suas decisões são as melhores, há sempre a necessidade de se empurrar aos limites. Não é porque se está fazendo um bom trabalho naquele momento que este não pode ficar ainda melhor. É fundamental acreditar até o fim da vida que a grande obra da sua vida ainda está por ser feita.

Conteúdo Administradores.com produzido com exclusividade para o meuSucesso.com

 

Post publicado no Administradores.com, para o meuSucesso.com

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s