10 empregos em risco de extinção, será?

Não é de hoje que ouvimos falar que o avanço da tecnologia ia causar demissões em massa devido a diminuição da necessidade de trabalhadores humanos para diversas áreas que foram automatizadas. Até chegaram a dizer que o papel ia se tornar obsoleto por causa do avanço do e-mail e dos computadores armazenando cada vez mais quantidades maiores de informação, mas nosso amigo continua aí vivo e forte, até quando só Deus sabe.

Realmente alguns empregos desapareceram com o passar do tempo por surgirem máquinas que substituíram as pessoas, como:

Quebradores de Gelo – Com os freezers e outros aparelhos refrigeradores, perdeu-se a necessidade desse serviço para conseguir um gelinho para sua bebida;

Arrumadores de Pino – No boliche hoje isso é automático, mas anos atrás garotos corriam para pista e arrumavam os pinos após cada jogada, imagina se alguém não espera;

Radares Humanos – Militares (pessoas) que detectavam aviões por meio de aparelhos de concentração de sons, fones de ouvido gigantes, é sério;

Despertadores Humanos – Pessoas que iam de casa em casa batendo nas janelas para acordar os clientes (???);

Caçadores de Ratos – Pessoas que perseguiam ratos nos esgotos para evitar infestações, bastava ter um gatinho em casa;

Acendedor de Lâmpadas – Isso é clássico, era uma pessoa que acendia as luzes das ruas antes das lâmpadas elétricas, só não podia ventar muito, chovendo então;

Leitor – Pessoas contratadas para ler para os trabalhadores para mantê-los entretidos durante o trabalho, haja garganta…

Esses exemplos hoje muito engraçados eram a realidade de muitos anos atrás e esses empregos perderam o sentido frente aos avanços da tecnologia. Atualmente muita coisa deixou de ter a necessidade da operação de várias pessoas pois a automação, a computação, reduziram em muito a mão-de-obra, mas essa mão-de-obra teve que se atualizar para permanecer no mercado, mesmo não continuando em sua função e aprendendo outra para poder sobreviver.

Agora uma matéria do site CareerCast sugere outras profissões que deverão ter seus quadros reduzidos devido aos novos avanços da tecnologia nos próximos anos, são elas:

Carteiro – Acreditam que pode haver uma redução de 30% na necessidade.

Trabalhadores rurais, Lenhadores, Trabalhadores do setor produtivo industrial e Trabalhadores da indústria gráfica – Essas profissões correm o mesmo risco de algumas que citei acima devido a automação dos seus setores .

Técnico em leitura de medidores de energia – Planejam leituras a distância do consumo de água e energia e os clientes vão confiar?

Aeromoça – Creditam a diminuição a fusões de empresas, só que eu acho que não diminuiriam a quantidade de aviões.

Repórteres de jornais – devido a queda de anúncios em jornais impressos, mas aí vai sofrer o jornal todo não só os pobres repórteres.

Agentes de viagens – isso eu concordo, já que hoje em dia está muito mais freqüente agendar tudo on-line e diminui a necessidade de ir a agências para ver tudo pessoalmente.

Agente de cobrança – Como os agentes de viagens, seus serviços ficaram muito mais automatizados.

Algumas dessas profissões realmente terão a vida encurtada devido a tecnologia, mas a necessidade de mão-de-obra humana não deverá diminuir tanto, para aqueles que faziam as coisas manualmente bastarão aprender a fazer suas versões automatizadas para continuar com seu trabalho garantido. Assim como as máquinas, nós também podemos evoluir.

E se você exerce uma dessas profissões atualmente, comece a se mexer, o progresso é impiedoso e o tempo não espera por ninguém.

 

Post publicado no Portal Administradores por Giulianno de Lima.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s