O que é empreender?

“Empreender é o modo de pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando e liderando processo. Tornando possível o impossível e entusiasmando pessoas, combatendo a rotina, assumindo riscos em favor do lucro.”

O Brasil é um dos países que mais empreendi no mundo. Segundo uma pesquisa, em cada 100 brasileiros adultos, 13 estão envolvidos em alguma atividade empreendedora. Abrir um negócio é muito fácil, assim é o que muitos pensam. Mas o difícil é se manter firme e existente no mercado.

Pesquisas apontam, que muitas empresas fecham as portas antes mesmo de completar um ano de existência.

Mas o que leva a esse acontecimento? Falta de sorte? Não, falta de conhecimento.

Um dos maiores erros cometidos por quem abre um negócio, que inclusive também é um dos principais motivos de insucesso, é achar que obterá lucro no mês seguinte da abertura de seu empreendimento. Acabam confundindo fluxo de caixa com lucro. O empreendedor tem que ter em mente, que terá lucro em um determinado tempo. Existem franquias, por exemplo, que levam 2 anos para o empresário obter lucro.

Empreender é ter paciência, perseverança. É fundamental saber administrar, planejar e organizar bem.

Abrir um negócio, digamos que não é tão difícil e nem tão fácil, prefiro dizer que é simples. Mas você deve se perguntar, Simples com tanta burocracia? Simples sim, quando se adquire conhecimento. Assim como diz em um canal de Tv por assinatura, “Conhecimento é que nem água, VITAL”.

E é por isso que digo, que para empreender é extremamente importante ter conhecimento. Isso não quer dizer que com conhecimento, você não cometerá erros. Claro que vai, e talvez que bom! Pois aprenderá com eles, assim como tudo na vida. Mas saberá corrigi-los com mais facilidade e agilidade.

Para quem vai empreender deve gostar do que irá fazer, ter consciência de que os desafios virão e não se pode desistir no primeiro obstáculo. Lembrar-se que as grandes empresas conhecidas no mundo todo, um dia começaram micro, e muitas delas em casa mesmo, passaram por diversas situações. Receberam muitos nãos. E o que as levou ao sucesso? A perseverança, não desistir no primeiro obstáculo. Mas fazer do obstáculo o degrau para a subida, e da experiência ruim, a inovação.

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história… Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.” ( Augusto Cury).

Em minha opinião, todo empreendedor seja aquele que almeja começar um negócio ou aquele que já tenha um, deveria conhecer pelo menos uma história de uma empresa de sucesso. Tenho certeza, que dará motivação na caminhada.

 

Post publicado no Portal Administradores pela Lumara Diniz.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s