Reenquadramento emocional: vença situações profissionais emocionalmente negativas

Quando passamos por eventos profissionais “dramáticos” do nosso ponto de vista precisamos refletir. A pergunta a fazer é existia algo a ser feito? Ou eu poderei fazer algo quando outra situação como essa ocorrer? Caso você tenha um modo de amenizar a situação isso aumentará a sua confiança e o “dano emocional” será menor. Após esse episódio sua resposta emocional a estímulos banais será menor em eventos parecidos.

Para exemplificar digamos que você passou por uma situação de muita pressão em um antigo emprego e no novo emprego quando as coisas começam a ficar “rápidas” você automaticamente se lembra do episódio no emprego anterior, logo em seguida seu coração e respiração aceleram e você começa a suar. Através do “reenquadramento emocional” você pode amenizar a situação, fazendo a com que sua resposta emocional e fisiológica não seja de medo/desespero.

Se um evento te marcou profundamente e depois você não refletir sobre isso, possivelmente em outras situações com características parecidas, como no exemplo acima poderão fazer você sofrer. Essas características semelhantes poderão ser encaradas como ameaças potenciais, levando você a super vigilância, ou seja, uma preocupação constante. Como trabalhar em paz e com alegria assim? Ou se você se deparar com uma situação de medo/desespero profissionalmente sua mente pensará somente em fuga e não enfrentamento da situação.

Reflita sobre os acontecimentos negativamente marcantes da sua vida e desenvolve alguma estratégia de controle sobre essas lembranças e sobre os eventos difíceis que você enfrenta atualmente praticando o “reenquadramento emocional”.

Não deixe situações profissionais ruins vencerem você!

Leia também “A influência do centro de controle nos resultados da sua vida profissional.” e “Comportamento instável e o clima no trabalho.”.

Fonte:

GOLEMAN,Daniel. Inteligência Emocional.

 

Post publicado no Portal Administradores por Marcelo.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s