A relação entre sucesso, autodesenvolvimento e liderança

A relação entre sucesso, autodesenvolvimento e liderança

Você cuida do seu desenvolvimento profissional? De quem é essa responsabilidade?

Apesar de parecer depender única e exclusivamente de você, o autodesenvolvimento depende em grande parte, das circunstâncias, do mercado de trabalho ou ainda das tendências dos fatores sociais e corporativos. Esse cenário define, dependendo de onde a pessoa esteja, como ela deve se comportar em relação aos seus objetivos pessoais, sociais, profissionais e quais habilidades deve dominar ou até mesmo que conhecimentos deve ter. Isto é, definir as competências diante das aspirações de uma maneira que você se prepare para fazer frente às oportunidades vislumbradas.

Trata-se da evolução pessoal baseada não exclusivamente nas próprias vontades e desejos, mas, sobretudo para que propósito se está desenvolvendo. Se você participa de um treinamento oferecido pela empresa na qual trabalha, isso diz respeito a uma exigência de aprendizado que interessa à empresa, mas para que isso se reverta em resultados, ela depende que você armazene este conhecimento adquirido. Não há, portanto, aprendizado corporativo sem um indivíduo que o armazene. Quando você deixar a organização, aquele aprendizado o acompanhará e, se for bem contextualizado poderá ser útil em outras áreas de sua vida.

Como você pode ver, o autodesenvolvimento, por meio de uma inteligência estratégica, permite que você seja capaz de utilizar novos conhecimentos como fragmentos de sabedoria em outros contextos de sua vida. Existem técnicas e ferramentas apropriadas para esse processo. A partir do momento que você tem seus objetivos de carreira e de vida definidos, torna-se possível identificar os recursos – tempo e dinheiro, por exemplo, competências e comportamentos necessários para alcança-los.

Para não deixar esses importantes elementos para o seu sucesso serem devorados pelas demandas do cotidiano, você deve definir um momento (mensalmente, por exemplo), para uma reflexão e verificação do seu avanço no sentido do que foi estabelecido como meta, e realizar os devidos ajustes.

São as circunstâncias de mercado e vida que geram as necessidades, mas é você, a partir das decisões que toma diante delas e em termos de desenvolver-se que geram os seus resultados, independentemente do que acontece. Construa o seu desenvolvimento e o que deseja para você. Isso é liderar-se.

 

Post publicado no Portal Administradores pelo Jose F.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s