Como ser um líder que se destaca e promove resultados?

Como ser um líder que se destaca e promove resultados?

Thinkstock

Entre os mais conhecidos visionários do mundo está Steve Jobs. Um profissional de perfil pioneiro e inovador que mudou a comunicação global. Um modelo de motivação, revolução e transformação, eleito pelo canal norte-americano CNBC o líder mais influente dos últimos 25 anos.

Um exemplo que nos demonstra os atributos essenciais para quem já lidera pessoas ou pretende, em um futuro próximo, tornar-se um grande dirigente. E para que isso seja possível é preciso, acima de tudo, saber que liderar é ser capaz de superar desafios, aumentar a produtividade, desenvolver equipes e times de alto desempenho e atingir, enfim, altos resultados.

Um dos ofícios mais importantes do líder é ser um modelo de atitude e comportamento, inspirando e direcionando sua equipe ao sucesso. Porém – segundo Marshal Goldsmith, coach e educador, Harvard Business Review Blog Network – se você já trabalha com outras pessoas para atingir objetivos, você já é um líder, mas pode, com toda certeza, se tornar ainda melhor.

Para se tornar esse profissional cada vez mais requisitado no mercado, Gary Yurk, professor da Universidade do Estado de Nova York, afirma que é preciso inspirar e motivar equipes, despertando quatro habilidades cruciais em qualquer âmbito. São elas:

Potência
• Profissionais que se espelham em seus dirigentes expandem seus limites e percebem que podem ir além do que imaginavam.

Capacitação
• O simples fato de observar e seguir o exemplo do líder torna-se uma importante fonte de crescimento e aprendizado.

Energia
• Quando seguidores modelam um líder que exala entusiasmo, positividade e determinação, eles têm muito mais energia para agir, executar tarefas e se superar.

Desafio
• O exemplo do líder direciona pessoas a saírem de suas zonas de conforto e, automaticamente, a questionarem antigos hábitos, comportamentos e ações.

Na teoria parece bem possível. E acredite, é!

Buscar ferramentas para desenvolver e ampliar capacidades e habilidades é fundamental. E hoje – segundo pesquisa realizada pela consultoria de negócios PwC no início deste ano – um dos processos mais indicados que desenvolve o capital humano para aumentar o engajamento, a performance e a produtividade de equipes é o coaching, cada vez mais presente na esfera corporativa.

O processo é uma das melhores formas de desenvolvimento pessoal e profissional que existe, apresentando de forma rápida e eficaz técnicas que mapeiam as necessidades individuais e de times para atingir os resultados esperados.

Descubra se você está no caminho certo, ainda que não atue na área, desenvolvendo esta breve dinâmica.

Responda:

  • Que tipo de exemplo você quer ser?
  • Quais são as suas atitudes e comportamentos que as pessoas podem se espelhar?
  • Agora compare suas respostas com a situação que você vive atualmente:
  • Que exemplo você está sendo?
  • Suas atitudes e comportamentos estão sendo reproduzidos por pessoas ao seu redor?

Se as respostas estiverem desalinhadas entre o que você deseja e o que está reproduzindo hoje, pare e reflita: como eliminar a distância entre a situação desejada e a atual?

Para tornar-se um líder devidamente respeitado e lembrado, é preciso questionar qual a contribuição que você está deixando para as pessoas à sua volta. E não esqueça: a liderança pode ser desenvolvida e o coaching é, sem dúvida, o melhor caminho para isso.

 

Post publicado no Portal Administradores pelo Villela da Matta.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s