Aprenda a nunca mais esquecer um nome

Aprenda a nunca mais esquecer um nome

Thinkstock

O som mais doce para o ouvido de qualquer pessoa é seu próprio nome, disse o popular orador Dale Carnegie. Então, o primeiro passo para uma relação profissional ou pessoal de sucesso é memorizar o nome do outro. Infelizmente, essa pode ser uma tarefa bastante difícil, já que o nome de alguém desconhecido não quer dizer nada, afinal, por não significar nada para nós, por que motivos nossos cérebros iriam decorar?

Isso é o que diz Vivian Giang. Em um recente artigo para a Fast Company, a escritora falou sobre a necessidade de decorar os nomes e o uso de memória associativa, ou memory-linking, como ela chama. “Nossa memória funciona melhor quando nos lembramos de cenas ou imagens. Nossas mentes são máquinas associativas. Então, para memorizar algo, como um nome por exemplo, você precisa criar algo para associar esse nome”, diz ela.

Quando você conhece alguém, preste atenção ao que elas estão falando e use detalhes da fala para associar com suas imagens. “Associar o nome à algum traço de personalidade, ocupação ou de onde esta pessoa é, é uma tática efetiva”, aconselha Vivian.

Segundo Carnegie, pintar uma imagem mental sobre o nome da pessoa vai ajudar a lembrar o nome dela. “Tenha em sua imagem mental o rosto e o corpo da pessoa que você quer se lembrar, então quando se lembrar da imagem, você já lembra do nome junto do rosto. Usando esses detalhes, tenha em sua mente uma cena extreamente exagerada em cores e movimentos. Quanto mais ridículos e inacreditáveis forem os detalhes, melhor a sua chance de lembrar”, afirma.

As imagens tem que ser extremamentes ridículas, de forma com que sejam impossíveis de acontecerem na vida real, porque, de acordo com Vivian, só nos lembramos de coisas que se destacam do nosso ambiente comum do dia a dia. “Se essas associações baseadas nos detalhes de alguém não funcionam, você pode associar com alguém que você conhece baseado no som dos nomes ou da aparência fica”, completa.

No entanto, lembre-se: para memorizar o nome de alguém, você precisa primeiro ouvi-lo perfeitamente. Esquecer o nome de alguém é menos sobre ter uma memória ruim e mais sobre você não ter realmente tentado ouvir ou se comprometer em lembrar o nome com uma técnica. E se você não ouviu direito, sempre lembre de novo.

 

Post publicado no Portal Administradores pela Redação.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s