5 dicas para ajudar você a descobrir o que ama fazer na vida

5 dicas para ajudar você a descobrir o que ama fazer na vida

Thinkstock

Escolher o futuro profissional sempre foi – e sempre será – uma das tarefas mais difíceis que teremos de enfrentar na vida. A relação com seu trabalho, principalmente hoje em dia, é um dilema entre fazer o que ama versus o que dá sucesso e reconhecimento. Toda essa cobrança não acaba nunca. Mas se em algum momento você parar e vir-se sem saber o que fazer da vida, não se desespere. Isso não é o fim do mundo e acontece com mais pessoas do que você imagina.

O 99jbos listou algumas dicas que podem ajudar você na hora dessa decisão:

Analise seus pontos fracos e fortes

Se você não consegue fazer uma autoanálise sobre suas atribuições e características, pergunte para as pessoas mais próximas sobre aquilo que você faz muito bem, e também aquilo que precisa melhorar. Esteja preparado para receber um feedback diferente daquele que você quer ouvir, mas que é um pouco mais próximo da realidade. A partir disso, você pode desenvolver melhor as aptidões, além de se especializar ainda mais nos pontos fortes.

Procure mais sobre culturas organizacionais

Quando se estuda uma carreira, muita gente fica presa apenas em suas atribuições, sem se preocupar com as coisas básicas do dia a dia. Pesquise por cenários onde o estilo de vida seja semelhante, ou complementar ao seu. Entenda o que você quer para a sua vida no momento, ser parte de uma empresa em uma cidade grande ou ter o próprio negócio em uma cidade pequena? Ter tempo para atividades extracurriculares, ainda que receba um pouco menos? Pesquise organizações ou cursos que permitam o estilo de vida que você quer. Liste opções, prós e contras e não se sabote!

Compare-se com moderação

No mundo atual é quase impossível não se comparar com outras pessoas, seja em qual esfera for. Se por um lado isso pode ser positivo, já que é possível se posicionar dentro do mercado, apontando suas qualidades e defeitos, pelo outro, pode ter efeito negativo caso a análise não seja feita com parcimônia.

Planeje e sonhe

É importante ter ideia de onde você quer ir, e como pretende chegar lá. Entretanto, permita-se sonhar com realizações que seriam grandes demais, e que normalmente você não imaginaria. Afinal, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, como diz o ditado popular.

Comece

Pesquisar, analisar, planejar e sonhar são etapas importantes para fazer aquilo que você ama. Mas é preciso dar um passo inicial, que para muitos pode ser o mais complicado: começar. Dar o primeiro passo é fundamental, então procure pessoas que você não tem tanto contato, pra te trazer verdades cruas, pontos de vista dos quais você não está acostumado.

 

Post publicado no Portal Administradores pela Redação.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s