Resenha do livro Sonho Grande

Resenha do livro Sonho Grande

A autora Cristiane Correa nos conta nesta obra prima como o homem mais rico do Brasil Jorge Paulo Lemann, que juntamente com Marcel Telles e Beto Sucupira aplicaram seu estilo de gestão baseado na Meritocracia e controle de custo para criar uma multinacional no Brasil e posteriormente alcançar o mundo.

O livro inicia contando as características familiares de Jorge Paulo Lemann. Seu pai abandonou a Suíça para se estabelecer no Brasil e depois de alguns anos abriu uma fábrica de laticínios que era uma tradição familiar, essa empresa foi batizada de Leco e vendida posteriormente para o irmão do fundador do Unibanco. Lemann gostava muito de praticar esportes: surfe e tênis da qual chegou a disputar dois Grand Slam como profissional. Seus pais sempre fizeram questão de que Lemann tivesse uma boa educação, entrou na escola Americana do Rio de Janeiro, uma das melhores da cidade e sua formação universitária foram em Harvard onde concluiu o curso de Economia.

Recém formado iniciou suas atividades no mercado de capitais da qual lhe proporcionou grande experiência, porém insatisfeito com a forma de hierarquia das empresas, pois Sociedade sempre foi uma palavra recorrente em seu vocabulário. Posteriormente, sempre com essa filosofia em mente foi criado o Banco Garantia, onde juntamente com Beto Sucupira e Marcel Telles programaram a cultura baseada na meritocracia: os melhores funcionários deveriam ser recompensados e os piores deveriam ser dispensados, abrindo espaço para a contratação de pessoas que eram compatíveis com essa filosofia.

Já estabelecidos no mercado, resolveram adquirir empresas das quais pudessem ter participação na administração, sendo umas das primeiras as Lojas Americanas. E para gerenciar a empresa, foram em busca de modelos de empresa bem sucedidas que estavam dispostas a recebê-los, sendo uma delas o Walmart. Outra empresa mal administrada e que foi motivo de aquisição por parte do Banco Garantia foi à cervejaria Brahma, que passou por um período utilizando a fórmula Meritocracia e de controle de custos consolidando como uma empresa lucrativa e que foi responsável por decretar a aquisição da rival Antártica dando origem a AmBev.

Sempre seguindo a mesma cultura, posteriormente a AmBev se fundiu com a belga Inberbrew, originando a cervejaria Inbev. Porém o Sonho Grande, ainda não havia sido conquistado, pois Lemann, apos ter adquirido a cervejaria Brahma comentou que seu sonho era comprar a americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser. Essa aquisição foi realizada em 2008, tornando-se a maior cervejaria do mundo.

Neste trajeto, Jorge Paulo Lemann tornou-se amigo de um dos homens mais ricos do mundo, o mega investidor Warren Buffett. Circula rumores que eles estão articulando a compra do controle do maior ícone americano a Coca-Cola, quando questionado Buffett solta uma gargalhada e diz: Aqui você não vai conseguir nada.

 

Post publicado no Portal Administradores pelo Cleiton Oliveira.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s