Por que o futuro é tão importante?

Por que o futuro é tão importante?

Expressões como “O futuro a Deus pertence” e “No longo prazo, todos estaremos mortos” (esta última, do economista John Maynard Keynes) têm lugar garantido na agenda romântica de justificativas da grande parcela da população que não gerencia seus recursos financeiros, morais e profissionais.

No entanto (e ainda bem), muitos observam o futuro como uma consequência do presente. O futuro ainda não existe, é fato. Mas existirá – se hoje criarmos condições para tal. Simplificando, o amanhã pode não existir, é futuro, incerto. Mas, se ele acontecer, precisaremos ter saldo suficiente para pagar aquela bendita fatura.

Ok, não é tão simples. Se o problema fosse apenas nossa visão de futuro, talvez as oportunidades de mudança fossem mais nítidas. Há a questão cultural, carregada com o peso de anos de instabilidade econômica, política e social. Porque, sim, por muito tempo fomos manipulados, sendo obrigados a viver sob regimes autoritários e com pífia administração para o longo prazo. A inflação, por exemplo, arruinava qualquer desejo de planejamento.

Futuro é tempo. E para o dinheiro tempo é tudo! Enxergar o futuro quando estamos endividados é horrível. Dói. E, ao optarmos por não pagarmos o que devemos, a dívida cresce – muitas vezes de forma incrivelmente rápida. Ao final de poucos meses nos veremos diante de quantias inacreditáveis. Só então nos daremos conta de que o futuro existe. Ele então será o presente, muito presente.

Não pretendo convencê-lo de que o futuro só será melhor se você se planejar. Prefiro apenas que você se questione acerca dos dias e anos que virão e suas aspirações e motivações para mudar o presente de alguma forma.

Tudo porque esses dias alguém me perguntou: “Por que o futuro é tão importante?”. Ora, a resposta é óbvia: porque ele chega.

 

Post publicado no Portal Administradores pelo Conrado Navarro.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Um pensamento sobre “Por que o futuro é tão importante?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s