Desenvolver pessoas da resultado

Desenvolver pessoas da resultado

A sigla DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) parece adequada para conferir significado ao que as organizações buscam atualmente. O desenvolvimento de pessoas é um pilar estratégico do crescimento de qualquer organização ou negócio.

As pessoas não devem ser vistas somente no seu aspecto profissional, mas em todos os outros (social, emocional e racional). O ambiente de trabalho deve proporcionar condições para elas pratiquem a autenticidade e a liberdade de expressão sobre ideias e sentimentos. Isso proporciona respeito e colaboração.

Promover o desenvolvimento humano é, acima de tudo, cuidar do SER. Significa formar um profissional completo, que se destaque por uma crítica construtiva, que tenha responsabilidade sobre a gestão e a construção da própria carreira, que possua a convicção do equilíbrio de si e das coisas, que pratique qualidade de vida e que inspire e lidere outras pessoas para isso, bem como – é claro – que seja treinado nas competências exigidas para a posição que ocupa.

Os gestores e a direção de qualquer organização devem cuidar especialmente de dois aspectos fundamentais: comunicação e estilo gerencial.

Comunicação

● Informar pronta, honesta e claramente a todos os funcionários sobre objetivos, metas e indicadores da empresa e sobre decisões que os envolvam diretamente.

● Criar canais de comunicação e estimular o surgimento de outros meios de contato, visando um ambiente de troca de informações, experiências e expectativas, de modo que a transparência, a participação e a colaboração sejam as marcas da gestão.

Estilo gerencial

A excelência nas relações, o foco nas competências e a avaliação constante da performance definem, em essência, o estilo gerencial de uma organização. Portanto, os gestores devem estar comprometidos com a execução e os resultados dos projetos, devem estar dispostos a assumir riscos e abertos à colaboração, assim como devem ter conhecimento amplo sobre pessoas.

 

Post publicado no Portal Administradores pelo Claudio Cercachim.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s