Formando os líderes de amanhã

Formando os líderes de amanhã

Já notou que líderes verdadeiros estão em falta no Brasil? Sabe por quê? Por que educação de qualidade e liderança andam lado a lado. Sem conhecimento, não há como formar líderes.

A razão disso está na definição de líder estabelecida pelo escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard: “Um líder é alguém que pode assumir responsabilidade por sua esfera de influência. É muito simples, não é? Ele pode assumir responsabilidade por sua esfera de influência.”

Para que alguém tenha esse nível de responsabilidade, é necessário ter conhecimento; e para ter conhecimento, é preciso saber como aprender.

Você sabe como aprender?

Em todos seus anos de educação, você recebeu uma quantidade muito grande de assuntos para aprender. Mas será que alguém, alguma vez, o ensinou como estudar?

É claro que você aprendeu a ir à escola e até sabia as perguntas que cairiam na prova, mas alguém o ensinou como aprender?

A falta de um verdadeiro método de estudo levou muitos alunos a estudar só para passar nos exames ou usar métodos de memorização para poder repetir a resposta correta. Ou usar métodos não tão convencionais como colar, implorar nota etc.

Isso não leva o estudante a compreender o que estuda. Assim ele não obtém qualquer conhecimento que possa usar.

Mas estudar e aprender são uma parte vital da vida diária. Não só em termos de ser bem-sucedido na escola, mas num mundo cada vez mais competitivo, muitas pessoas desejam aumentar seus conhecimentos profissionais.

Ou talvez você tenha tido uma paixão na vida que sempre quis seguir, como tocar piano ou violão, aprender um idioma como francês, italiano, inglês; ou desejou pilotar um avião, e como o passar dos anos acabou se convencendo que o assunto era difícil demais. Mas, no fundo, você ainda nutre este sonho.

Muitas pessoas também acabam voltando a estudar anos depois de terem saído da escola, pois precisam de mais educação para melhorar sua situação profissional e financeira.

Por várias razões, é fácil perceber que seria muito útil ter um sistema de estudo eficaz.
L. Ron Hubbard, autor da Dianética, criou também um método de estudo preciso que possibilita a qualquer pessoa aprender e compreender completamente qualquer tema. É a primeira abordagem inteiramente funcional para ensinar as pessoas exatamente como aprender.

Por exemplo, um dos primeiros passos para estudar é saber por que você está estudando. Em vez de olhar para os dados e pensar: “Será que vai cair na prova?”, pergunte-se: “Como vou aplicar este material? Como realmente posso usar isso?”. Se pensar assim descobrirá que obterá muito mais de seus estudos e será capaz de por em prática o que aprendeu.

É claro que não pode estudar um tema se pensar que já sabe tudo sobre ele. Ter uma vontade de saber inclui decidir que existe algo ali para ser aprendido. Mas mesmo querendo estudar, as dificuldades de compreensão e aprendizado são muito comuns.

Hubbard descobriu que existem três barreiras distintas que podem bloquear sua capacidade para estudar e assim aprender. Cada barreira produz nos estudantes um conjunto diferente de reações como dispersão, sono, dor de cabeça, tontura, tédio, raiva etc.

Se puder reconhecer estes sintomas como reações das barreiras ao estudo, poderá usar técnicas específicas para ultrapassá-las.

De fato, ser um estudante brilhante não depende de talento inato. Não importa se o desafio é novo ou velho ou até pareça impossível a princípio, com o método de estudo Hubbard qualquer pessoa pode aprender qualquer tema que escolha e usar este conhecimento para ser bem sucedida.

Só assim há esperança de formarmos os líderes de amanhã!

 

Post publicado no Portal Administradores pela Lucia Winther.

Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s