Visão para criar negócios e ajudar pessoas

Visão para criar negócios e ajudar pessoas

Dono de uma empresa de coffee break empresarial desde que iniciou a faculdade, voluntário em projetos de extensão e planejando abrir um site no setor de eventos, o estudante Guilherme Caires nasceu para ser administrador. Com apenas 22 anos ele já tem visão e sabe interagir com as pessoas como poucos.

De acordo com a professora de Marketing Tania Christopoulos, da Universidade de São Paulo (USP), o aluno tem perspectiva de sucesso e sabe como cativar e envolver os colegas. “Ele tem perfil empreendedor, sabe se relacionar, coordenar e liderar equipes com maturidade e desenvoltura”.

Entre os trabalhos dos quais Guilherme participa, está um projeto de conscientização sobre o mal de Alzheimer, numa comunidade próxima à universidade, voltado, principalmente, aos agentes comunitários de saúde. Com perspectiva de continuidade em outras localidades, a ação consiste na realização de cursos para ajudar os profissionais a identificar novos casos da doença na população.

1- Você se tornou empresário ainda no primeiro ano de Administração. Que negócio você montou?

No primeiro ano da faculdade montei com meu irmão uma empresa de coffee break empresarial, já que não podíamos ainda estagiar. Minha tia era a cozinheira e meu pai ajudava com a parte operacional. A não ser minha tia, ninguém tinha conhecimento de nada do ramo e, entre erros e acertos, a empresa vingou e existe até hoje. Está sendo uma experiência muito edificante, sendo que no começo eu fazia quase todas as atividades, seja o contato com cliente, a negociação e até mesmo a operacionalização do serviço: colocava o avental e ia servir os nossos clientes. 

Assim, aos 19 anos, eu pude sentir toda a responsabilidade de ser um empreendedor e saber que meu trabalho influenciava diretamente a vida de outras pessoas que dependiam daquilo para viver.

2- Você entrou em uma entidade estudantil e participou de uma empresa júnior. E agora, quais são os seus projetos atuais?

Em 2011 me dediquei a um projeto pessoal. Esse virou meu trabalho de conclusão de curso e trata-se da criação de uma startup, o heyfan.com.br, um site que irá trabalhar no fluxo comunicacional de eventos, principalmente das grandes cidades brasileiras. É um modelo de negócios ainda novo no Brasil e, se tudo der certo, esperamos lançar o site ainda nesse mês de fevereiro.

3- E o projeto com mal de Alzheimer? Como aconteceu?

No último ano participei de um curso de Design Thinking na faculdade e, por meio dele, elaboramos um trabalho junto a pessoas com o mal de Alzheimer, numa comunidade bem próxima a nossa faculdade. Descobrimos que poucas pessoas tinham conhecimento da doença, incluindo os agentes de saúde, e que a porcentagem de pacientes diagnosticados era bem baixa se comparada à média nacional. Elaboramos então um trabalho de divulgação e conscientização da doença, principalmente com os agentes comunitários de saúde. Esperamos que assim o número de diagnósticos aumente e que mais pacientes possam ter um cuidado melhor, seja por parte do Estado ou de suas famílias.

4- Todas suas iniciativas fizeram a professora Tania Christopoulos apontá-lo como um administrador do futuro. Você se considera um?

Tenho muita vontade de mudar, melhorar as coisas a minha volta. Sei que as coisas estão se transformando, e que vão continuar numa velocidade cada vez maior, mas isso não é algo a se temer, pelo contrário, talvez deixe o jogo até mais atrativo. Vou cometer muitos erros na minha carreira, mas também sei que o mais importante é reconhecê-los e, principalmente, me concentrar na resposta, fruto do aprendizado, que terei que dar para cada um.

 

Post publicado no Portal Administradores pela Mayara Chaves.

Se você gostou, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário

