A velha regra dos 10%

A velha regra dos 10%

Sim, todos já devem ter ouvido sobre a regrinha básica de guardar 10% de sua renda. O famoso pague-se primeiro. Porém a maioria das pessoas não consegue colocar isso em prática nunca. Vou tentar explicar quais são os maiores enganos das pessoas na tentativa de seguir a regrinha primordial.

Sacos de DinheiroAcredito que o principal erro da maioria das pessoas seja o de não entender qual o objetivo desses 10%. Devem ser investidos para NUNCA gastar. É isso mesmo, NUNCA. A maior parte das pessoas começa a juntar dinheiro e, assim que acumula um valor considerável, compra um carro ou um apartamento para morar, faz uma viagem ou qualquer outra coisa do tipo. Porém a idéia desse dinheiro é investir bem e por tempo o bastante para que ele comece a gerar uma receita! Essa receita sim você pode gastar o quanto quiser! Essa receita é a que te dará a tal “independência financeira”.

Outro engano é, de certa forma, consequência do anterior. Como os objetivos de longo prazo para o dinheiro não estão bem definidos, o investidor, ávido por acumular grandes quantias, consegue poupar 50% da renda. Porém, como não faz qualquer tipo de distinção entre os valores, logo chega ao mesmo caso e gasta tudo. Conseguir poupar 50% da renda é excelente, mas deve-se dividir os investimentos. Aqueles 10% e seus rendimentos ficam intocados. O restante servirá para trocar de carro, comprar um apartamento maior, pagar a viagem de férias, etc.

Basicamente a idéia é ter “vários cofrinhos”, um para cada objetivo. Você pode inclusive ter um cofrinho para “ainda não sei como usar”. Logo, logo vai surgir algo com que você queira gastar e aquele cofrinho poderá ser quebrado! Mas aquele cofrinho, dos 10% de longo prazo, você só deve lembrar que existe quando recebe seus proventos. Logo em seguida esqueça que ele existe (a não ser pra investir em algo melhor).

Alguém aí tem o seu cofrinho dos 10% intocado? Quem já começou e depois gastou tudo?

Abraços e bons investimentos!

 

Post publicado no site Jovens Inventores pelo Diego Nolde.

Se você gostou, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s