Inovação e criatividade na carreira

Inovação e criatividade na carreira

Vivemos na era da tecnologia, da informação rápida e da inovação, e com a carreira não é diferente. Hoje o profissional deve estar atento ao ambiente, à velocidade, e nas mudanças que ocorrem do mercado. No entanto, inovar não é algo que acontece da noite para o dia, depende de vários fatores, de processos, de conhecimento.

A inovação é resultado do cruzamento do conhecimento adquirido e a prática do mesmo. Portanto, inovar está intimamente ligado no “pensar fora da caixa”, pois a pessoa inovadora busca conhecer assuntos de diversas áreas, de diversos segmentos e estar “antenado” as novas tendências.

As empresas buscam profissionais criativos e inovadores. Pessoas desse tipo geralmente são proativas, colaboram com a equipe, são positivas e sempre focam em formas de se resolver uma questão e não com o grau de dificuldade que ela apresenta, assim buscam soluções para contribuir com os processos de trabalho e com os resultados.

A boa notícia é que a criatividade pode ser trabalhada e adquirida. Para ajudá-los, trouxemos algumas dicas fáceis de ser cultivadas e desenvolvidas. Confira:

Sonhe: projete ideias que futuramente poderão se tornar úteis na realidade. Crie o hábito de visualizar, projetar seus sonhos e ideais. A partir de então, passe a lutar por eles. Deseja uma promoção na carreira? Então dê o primeiro passo e sonhe com ela!

Sinta: Seja sensível aos acontecimentos em sua volta. Esteja atento aos mínimos detalhes e procure tomar as atitudes corretas. Passe a ouvir mais e a filtrar melhor as informações. Com isso você aumenta a sua percepção de identificar falhas, podendo resolver os problemas ainda no começo, evitando prejuízos futuros.

Arrisque e faça acontecer: Não basta apenas sonhar e sentir se você não tomar as atitudes necessárias. Acredite em si mesmo e tenha a convicção que você pode e é capaz. É com atitudes ousadas alcançamos resultados extraordinários.

Transforme: Para ser inovador é necessário ser diferente, ou seja, fugir do óbvio. Para isso, é fundamental ser líder de si mesmo, buscar o autoconhecimento e ter disciplina. Defina metas e persista, assim você será um agente de transformação dentro e fora da organização.

Ouse “pensar fora da caixa” e experimente o quão motivador é ser uma pessoa inovadora!

 

Post publicado no Portal Administradores pelo Blog do IBC.

Se você gostou, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s