EDZ #18 – VOCÊ JÁ CAIU NESSA ARMADILHA? CUIDADO…! FALÁCIA DO CUSTO IRRECUPERÁVEL

Outro dia eu assisti um vídeo que mostra uma armadilha que pega muita gente que tem dúvidas se deve ou não abrir um negócio, mudar de emprego ou até mudar os seus relacionamentos. Eu já caí nessa armadilha. E você também já deve ter caído.
Meu nome é Douglas Melo, eu sou o fundador do Empreendedor do Zero e nesse vídeo eu vou te mostrar que armadilha é essa e como você pode se proteger e não cair nesse conto do vigário que tem pegado muita gente.
Imagine que você acorda um dia, pega o seu carro e vai fazer as suas compras das semana. De repente, depois de você já ter andado mais da metade do caminho, exatamente 10 km, você se lembra que o mercado está fechado.
E agora. O que vc faz? Dá meia volta e pega o caminho para outro mercado ou simplesmente continua e percorre os quilômetros que faltam só para constatar o que você já sabe, ou seja, que o mercado está mesmo fechado? Isso pode parecer até rídiculo.
“Como assim, Douglas. Eu já sei que o mercado está fechado, porque eu devo andar ainda mais para chegar lá e constatar algo que eu já sei?” Eu concordo com vc. Realmente não faz sentido nenhum e isso é muito claro para a maioria das pessoas nessa situação.
Mas o que acontece na prática é que em outras situações da nossa vida cotidiana é exatamente isso que a gente faz. “Cara, Mas eu já fiz 2 anos dessa faculdade… Eu sei que não é isso que eu quero, mas agora eu já comecei e tenho que ir até o fim”…
“Esse trabalho não é para mim… Mas eu já estou na empresa há 10 anos. Agora não dá mais para sair”… “Essas primeiras 100 páginas desse livro foram muito chatas. Mas agora que eu já li 100 eu vou ter que ler até a última página”.
E aí. O que você me diz dessas outras situações? Para a maioria das pessoas, continuar seguindo mais 6, 7, 8 km no caminho do mercado que você já sabe que está fechado é um absurdo, mas é exatamente o que às vezes as pessoas fazem e o pior, achando isso complemente normal.
É uma grande armadilha. E ela tem nome. É a falácia do custo irrecuperável. É simplesmente a ideia de que, se você já investiu muito em alguma coisa, é preciso ir até o fim pra compensar esse investimento, mesmo sabendo que as chances daquilo dar certo são poucas ou em muitos casos nenhuma. Pensa nessa ideia aplicada aos negócios.
Você cria um produto e apesar de perceber que as coisas não estão como você imaginava, as vendas não aconteceram como você esperava, você insiste em continuar com aquele produto porque você já investiu dinheiro, tempo e energia nele e agora é preciso fazer com que ele dê resultados a qualquer custo.
Se você analisar bem, isso pode ter um risco muito maior do que você encontrar uma outra alternativa que pode não só pagar por esse investimento que não rendeu como esperado como também trazer muito mais frutos para o seu negócio no futuro.
Saber que muitas vezes você pode ser enganado por esse tipo de pensamento pode te ajudar muito no seu processo de decisão em várias situações e fazer com que você não seja enganado por si mesmo e se coloque em situações difíceis que poderiam ter sido evitadas.
Você também já caiu nessa armadilha da falácia do custo irrecuperável?
Deixa um comentário aqui embaixo dizendo como foi que isso aconteceu ou se você acha que realmente essa armadilha acaba influenciando muitas vezes de forma negativa as nossas decisões.
Se você tem algum amigo que está sofrendo por causa da falácia do custo irrecuperável, compartilha esse vídeo com ele. Você vai ajudar a tirar um peso grande das costas dele e ainda vai me ajudar a espalhar essa mensagem.
Se você encontrou esse vídeo pelo youtube e gostou dessas informações, clique em gostei aqui embaixo e se quiser assistir mais vídeos relacionados a empreendedorismo e negócios é só se inscrever no canal do empreendedor do zero aqui no final do vídeo.
Para fazer parte da comunidade do Empreendedor do Zero e receber materiais exclusivos só para membros, clique no link aqui embaixo desse vídeo ou então acesse empreendedordozero.com.br e cadastre o seu e-mail. Não se preocupa, fazer parte da comunidade é gratuito.
Eu espero que esse vídeo tenha sido útil para você. A gente se vê no próximo. Um grande abraço e até a próxima.

Vídeo publicado no blog Empreendedor do Zero pelo Douglas Melo.

Se você gostou, deixe o seu comentário aqui em baixo!

Deixe um comentário

