5 dicas para os pequenos empreendedores

5 dicas para os pequenos empreendedores

Os pequenos empreendedores deveriam ensinar o que aprendem com a vida corporativa.  É comum vermos grandes empresários compartilhando com os mais jovens, através de iniciativas como a Endeavor.  Mas e os pequenos empresários, que também tiveram sucesso com a longevidade e lucratividade de suas empresas?  Sucesso não é só transformar empresas em grandes conglomerados ou chegar ao I.P.O.  Até porque temos visto alguns destes quebrarem depois do nirvana.

Será que o caminho percorrido, cheio de tropeços e pequenas vitórias, não seria uma grande lição para os jovens empreendedores que estão começando?  Se observarmos os “cases” do Magazine Luiza, Natura, Havaianas, Habib’s, D.O.M. concluímos que há caminhos diversos e incrivelmente diferentes para o proclamado sucesso.
 
Confira 5 dicas que me ajudaram a encontrar o sucesso dentro da área em que atuam minhas empresas:
 
1)  Esteja constantemente aberto a novos ensinamentos: A vida ensina que temos muito que aprender. E quanto mais aprendemos, menos sabemos.  A experiência e o excesso de confiança, às vezes, cega, engessa e sufoca novas ideias.  Para crescer é preciso saber ouvir e aceitar mudanças.
 
2)  Escolha o caminho (estratégia) que sua empresa vai trilhar e descubra que competências você terá de ter para conduzir o time. Geralmente este caminho requer conhecimento técnico de um determinado produto ou serviço, informações precisas sobre o mercado, inteligência para criar a estratégia com base nestas informações, perseverança para colocar a estratégia em prática, visão para criar o futuro, flexibilidade para mudar tudo de repente, adaptabilidade para mudanças, e uma grande habilidade com gente – fornecedores, clientes, funcionários, família e você mesmo.   Se conseguir equilibrar tudo isso, fique tranquilo, seu negócio vai dar certo. Há outras maneiras mais fáceis, mas esta é a única sustentável e ética. 
 
3)  Defina o que é sucesso para você e para a sua empresa. Lembre-se de que existem diferentes formas de se chegar até ele. O aprendizado não está na chegada, não está no sucesso ou retumbante fracasso.  Pode-se usar estratégias antagônicas e chegar ao mesmo lugar. Ou usar a mesma estratégia e chegar a um lugar diferente. Há caminhos diversos e incrivelmente variados para o proclamado sucesso. E sabemos que sucesso não é ter marca famosa necessariamente. Já vimos várias marcas famosas sumirem (Mappin, Pakalolo, Mesbla e tantas outras)  
 
4) Compartilhe: essa é uma maneira de adquirir conhecimento. O empreendedor que se dispõe a compartilhar o que aprendeu no caminho (e não na chegada), ganha duas vezes. Primeiro, porque ao rever a sua história, percebe que ainda repete alguns erros, crenças e atitudes inibidoras dos acertos.  E ainda dá tempo de consertar.   Segundo, porque, ao ensinar, tem a 
oportunidade de não se tornar obsoleto e de atualizar sua empresa – 
especialmente se conseguir ouvir os jovens e aprender com eles, ao ensinar.

5) Procure um mentor ou tutor particular. Alguém em quem se inspirar,  alguém  experiente, que já percorreu esta estrada e está lá na frente, rindo um pouco das sua grandes questões, e ajudando a trilhar um  novo caminho do qual um dia você se orgulhe. 
 
 
Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto

 

Post publicado no Portal Administradores pela Rosangela Souza.

Se gostou, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s