Construindo uma marca de sucesso

Construindo uma marca de sucesso

O que é capaz de fazer um consumidor escolher e muitas vezes até pagar mais caro por um produto? Será a atração por uma determinada marca?

Para o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão responsável pelo registro de marcas e patentes, marca é “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.
E você já parou para pensar o que seria de nós, consumidores, se não existissem as marcas? E na hora da compra?

São as marcas que nos ajudam no processo de tomada de decisão, são elas que nos fazem optar por um ou outro produto. Impossível, no mercado atual, imaginarmos um mundo sem marcas.

As marcas são decisivas no momento do consumo: – na hora da compra do seu celular, do seu computador, das suas roupas, dos seus tênis e até mesmo do seu veículo; além de produtos bem mais simples e de uso cotidianos, como sabão em pó, por exemplo.
Anualmente, milhões são investidos em marketing para construir e manter o maior patrimônio que as empresas podem ter, ou seja, a marca.

Qual será o segredo de sucesso das marcas mais valiosas do mundo, em 2013 divulgado pelo BrandZ*? A Apple mantém a liderança com a marca mais valiosa do mundo, com valor estimado em US$ 185 milhões. A marca da maçã prateada traduz aos seus consumidores imagem de criatividade, inovação, design e originalidade. Ela foi comandada por um gênio que se especializou em refinar ideias e conceitos já existentes e apresentá-los com uma aparência nova, despertando assim o desejo nos consumidores.

Há também marcas bem mais singelas de produtos mais simples que já ganharam tanto espaço que nem mesmo lembramos o nome do produto mas sim da marca.

Sua mãe alguma vez já lhe pediu para ir ao supermercado comprar uma lã de aço? Não né? Ela provavelmente pediu que comprasse BOMBRIL. E o sabão em pó? Qual o primeiro que nos vem à cabeça? OMO! Refrigerante então não há o que pensar, COCA-COLA! 

Mas o que essas três marcas tem em especial que são tão lembradas? A BOMBRIL foi pioneira no mercado brasileiro das lãs de aço, revolucionando em 1948 a vida das donas de casa. A marca OMO está presente desde 1957 sendo líder absoluto de vendas entre detergentes de roupa desde então. E possui uma estreita relação com suas consumidoras. E por fim, a COCA-COLA que está há mais de 150 anos no mercado e passa sempre o conceito de felicidade e confraternização.

As marcas de sucesso não são construídas da noite para o dia. São frutos de planejamento e muita dedicação, elas devem tocar os corações e chamar as ações a favor do seu produto através de um fator não mensurável, a emoção.

* Ranking completo http://www.millwardbrown.com/BrandZ/Top_100_Global_Brands.aspx

Post publicado no Portal Administradores pelo Cícero Campos.

Se gostou, deixe o seu comentário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s