VOCÊ TEM UM LÍDER OU UM CHEFE?

VOCÊ TEM UM LÍDER OU UM CHEFE?

É quase um senso comum que os homens de negócios são frios, calculistas, insensíveis e com mais afeição com os números do que com pessoas. É bem verdade que o estilo antigo de se fazer negócios do século passado colaborou muito para a criação deste esteriótipo. Mas nos últimos anos, percebeu-se que investir em pessoas proporcionava um retorno muito maior do que se imaginava.

Neste mesmo período, o avanço tecnológico acelerou o ritmo de vida da sociedade por conta do desenvolvimento dos meios de comunicação, da internet, banda larga, celular etc. Acabamos ficando cada vez mais plugados e acelerados. Este cenário é propício para o desenvolvimento de uma sociedade mais interiorizada, com mais relacionamentos virtuais do que reais, através das mídias sociais que explodem em todo o mundo, em especial no Brasil.

No entanto, é comprovado que não é possível empreender com sucesso, nem de longe, com este perfil de comportamento. Isso porque o maior patrimônio de uma empresa não são equipamentos, estoques, marcas, propriedades intelectuais e prédios. O maior patrimônio de uma companhia são as pessoas. A gestão dos recursos humanos passou a representar um setor estratégico com o poder de definir o grande destaque desta empresa no mercado ou o seu próprio fracasso. Com isso, surge neste cenário a figura do líder, uma figura rara, porém fundamental para o crescimento e a prosperidade das empresas.

E o que aconteceu com os chefes? Eles ainda estão por aí, dando ordens, cumprindo processos e tornando a vida de alguns, um pouquinho mais difícil.

Mas afinal, qual é a diferença entre chefes e líderes?

Chefe, você evita estar perto. Líder, você deseja aprender com ele diretamente. Chefe, você você obedece. Líder, vc segue. Chefe, dá ordens. Líder, dá exemplos. Chefe, consome o seu tempo. Líder, gasta o tempo dele investindo em vc. Chefe, você presta conta. Líder, vc cumpre o seu compromisso. Chefe, vc tem no emprego. Líder, vc tem para a sua carreira e em alguns casos, para a vida.

Eu costumo usar uma fórmula matemática para caracterizar bem a equação algébrica entre o chefe e o líder:

LÍDER – confiança – admiração = CHEFE

Vamos fazer uma pesquisa: Vc tem um líder ou um chefe?

Post publicado no Geração de Valor, pelo autor Flávio Augusto.

Veja o meu comentário que eu fiz para esse grande empresário:

Genário Pinheiro escreveu: Compartilhar aprendizado é a melhor forma de se fazer um “líder”. Por isso que eu tenho alguns líder como exemplo, e você ” FLÁVIO” é um grande líder. Parabéns!

Se gostou, deixe o seu comentário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s